segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Review Euro Truck Simulator 2


Como prometido, estamos postando um review do tão aguardado Euro Truck Simulator 2. Antes de tudo quero dizer que apesar de ter testado uma versão beta, o jogo não sofrerá mudanças em sua jogabilidade entre essa versão beta e a versão final. O jogo tem cerca de 519mb, é digno de ser chamado de ‘simulador’ e não se compara com sua primeira versão, nem com os outros simuladores da SCS Software (exceto o STDS, apesar de limitado), e nem com MODs. Portanto, vamos incentivar a SCS Software comprando o jogo original para que no futuro nós possamos ter um simulador multiplayer ou até mesmo um simulador com mapa brasileiro.

Configuração do PC para testes do jogo

Bom, a máquina usada não possui uma placa de vídeo top, abaixo as configurações:

Processador AMD Phenom II x6 1090T 3.2ghz
4GB RAM DDR3 1333mhz Corsair
HD 1TB Sata2 7200rpm Seagate
Placa de vídeo Sapphire Radeon HD 6670 1GB GDDR5
Windows 8 Pro x64

Configurei o jogo no modo Ultra, mas percebi que dava um pouco de lag quando havia muito tráfego, então coloquei no High e personalizei algumas coisas, como por exemplo, coloquei as sombras no Ultra e o dimensionamento em 100%. Resultado: quase sempre jogando entre 30 e 40fps numa resolução Full HD (1920x1080). Em geral, o jogo está com gráficos um pouco melhores e mais leves que o SCANIA TruckDriving Simulator.

Instalação e ativação

A instalação é simples e bem parecida com as dos jogos da SCS Software.


A janela de ativação é dentro do jogo e é necessário apenas digitar ou colar o serial que você recebe quando compra o jogo.


A interface (Menus)

Os menus são de longe os mais bem feitos e completos encontrados em algum jogo da SCS. Na primeira vez que se entra no jogo, é necessário criar um perfil. Você precisará escolher um caminhão no qual você irá comprar e ajustar ao seu gosto com o decorrer do jogo. Além disso, você escolherá nome, foto, nome da sua empresa e cidade para começar.




Agora temos um assistente de configuração de controles que o ajudará a configurar o modo que você jogará, sendo com volante, mouse, teclado e joystick.



O jogo

Euro Truck Simulator 2 se passa em boa parte da Europa, incluindo o Reino Unido. Inicialmente serão 69 cidades, numero que aumentará com o decorrer das atualizações lançadas para o jogo.

O jogo contém nomes reais para todas as cidades e países e, até o momento, três marcas de caminhões licenciadas (SCANIA, MAN e Renault), porém, os outros 4 caminhões presentes, são réplicas perfeitas, com exceção que não usam nomes e marcas pois a SCS ainda não conseguiu autorização do uso das marcas dos fabricantes.
Quando se inicia um novo jogo, não é possível sair jogando livremente pelo mapa. Você precisará adquirir XP (experiência) fazendo entregas escolhidas no menu principal até que você se torne dono de um próprio caminhão/empresa. É um bom momento para se testar todos os caminhões disponíveis antes de comprar o seu, os custos de manutenção são pagos pelas empresas. Se preferir, você pode fazer um empréstimo no banco e pagar aos poucos enquanto trabalha.



A partir do momento que você sobe de nível, você ganha um ponto para distribuir em algum critério que melhore seu personagem, fazendo com que ele se torne um caminhoneiro cada vez melhor, com mais habilidades, gerando mais entregas difíceis.


O mundo do ETS2

O mapa do ETS2 é o mais bem feito que a SCS Software já criou. Rico em detalhes, o mapa é bem sinalizado trazendo a realidade europeia, com direito a pedágios, fronteiras, balsa, etc. Ao contrário dos outros simuladores europeus da SCS Software, o mapa não é enjoativo. Há vários cenários, constantemente em mudança, fazendo com que as viagens se tornem um espetáculo a parte.



Paris, França
A inteligência artificial (IA)

O tráfego apresentou várias melhorias significativas. Ainda não presenciei nenhum problema entre os veículos no mapa, como colisões. Apesar de algumas vezes os carros te ultrapassarem de maneira imprudente, em cruzamentos sem semáforos, alguns deles param e te dão sinal para que você faça sua manobra e siga viagem. Durante a noite, você pode experimentar cruzar com algum veiculo usando o farol alto. Eles te dão sinal, piscando os faróis para que você desligue o farol alto ao cruzar com algum veículo. Outro ponto positivo são as placas dos veículos, todas de acordo com as regras dos países e sempre mudando a combinação de letras e números.

Sons

Os sons apresentaram melhoras também. O barulho das cidades está mais alto e mais real, deixando a cidade mais ‘viva’. O tráfego agora conta com um sistema de som melhor, você perceberá que os caminhões do tráfego têm som próprio, sem aquele barulho constante do motor em rotação alta mesmo quando os caminhões paravam. Além disso, o tráfego parou de buzinar constantemente, o que irritava muitos jogadores em jogos passados. Talvez o único ponto negativo do som ainda é o delay do barulho de ar do freio, a SCS ainda não corrigiu isso.

A física

Se você jogou o SCANIA Truck Driving Simulator você terá uma noção de como está a física do ETS2. A física está perfeita, claro que se você for um especialista e olhar mais profundamente, achará falhas. Para ter uma experiência completa, recomendo o volante Logitech G27, mas para quem não tem, o jogo será muito bom mesmo pra quem joga com teclado, mouse, joystick ou algum outro volante.

Gráficos

Os gráficos do ETS2 são ótimos. Com o HDR e a Profundidade de campo, o jogo passa bem a sensação de realidade. Os gráficos estão melhores e mais leves que o do STDS, mas mesmo assim, ainda sim pesados comparado ao que o jogo oferece. Nas configurações avançadas de gráficos agora há a opção de Ultra para as sombras, deixando-as bem definidas. A noite segue o padrão europeu, escurecendo por volta das 22h e amanhecendo por volta das 5h. A iluminação noturna é quase nula, fazendo com que os faróis e as luzes dos postes tenham um papel importante e, mais uma vez, deixando o jogo bem mais real. Os flares foram bem feitos e agora os postes iluminam a cabine do caminhão.







Caminhões e reboques

Os caminhões estão bem feitos e detalhados e é uma pena que alguns fabricantes não liberaram suas marcas para que aparecessem no jogo. Agora é possível configurar a posição dos espelhos e ajustar quais luzes você quer acender através do menu de ajuste da cabine. Além disso, temos como customizar o caminhão, adicionando acessórios e mudando a pintura, podendo fazer várias combinações. Os interiores estão bem detalhados e, alguns caminhões possuem GPS próximo ao painel.











Os reboques não tiveram grandes mudanças, mas estão melhores. Para aqueles, assim como eu, que esperavam a presença de bi-trens (reboques duplos) no jogo, lamento informa-lhes de que não há bi-trens. São raros na Europa e, talvez por isso eles não tenham colocado no jogo e, ainda não sabemos se será possível colocá-los através de MODs.



Resumo

A SCS Software, apesar de ser uma empresa pequena, fez um ótimo jogo, digno de ser chamado de simulador. O jogo valerá cada centavo gasto e, melhor do que isso só um modo multiplayer. Quem sabe se todos ajudarem a SCS comprando e não pirateando o ETS2, num futuro próximo não poderemos desfrutar de um belo simulador jogando online com outros jogadores espalhados pelo mundo e com um mapa brasileiro? Só nos resta apoiar a SCS que merece e, apesar do atraso para o lançamento do jogo, valeu cada minuto de espera.


Falta pouco para o dia 19. Comentem e nos digam o que querem ver sobre o ETS2 que, antes do lançamento, publicarei um vídeo do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário